Atletas: a imunização é necessária para seu rendimento esportivo!

A prática esportiva está muito associada a diversos benefícios para seu organismo, além de ser citada pela OMS como fator primordial para manter a qualidade de vida. Sua prática irá favorecer em um melhor condicionamento, contribuir para aumento da força muscular, maior qualidade de sono, redução do colesterol e triglicérides, além de contribuir para o melhor funcionamento de sua saúde mental.

Foi realizado, pela USP (Universidade de São Paulo), um estudo que revela que a prática do exercício físico diário favorece a resposta imunológica à vacina da Covid-19, que tende a diminuir ao longo do tempo. Na pesquisa, realizada a partir de 748 pacientes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, constava que para manter e persistir os anticorpos específicos contra o novo coronavírus no organismo, a atividade física é imprescindível. Os dados da pesquisa foram revisados e avaliados durante 6 meses, viabilizando um esquema vacinal referente a duas doses da vacina Coronavac, em pacientes com doenças reumáticas autoimunes, incluindo artrite reumatoide, lúpus, esclerose sistêmica e miopatias inflamatórias.

Segundo o professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP, Bruno Gualano: “A atividade física parece não somente montar uma resposta de anticorpos à vacina mais robusta, como também parece aumentar a durabilidade do efeito protetor do imunizante. Se isso se confirmar, teríamos uma ferramenta barata e potencialmente capaz de reduzir a baixa resposta vacinal de grupos de risco, como pessoas com sistema imune disfuncional”.

Por isso, se torna importante manter um equilíbrio de vida, adotando a prática das atividades físicas para manter a saúde e intensificar a respostas dos imunizantes. Para os atletas que já fazem da prática esportiva algo comum do cotidiano, precisam estar em dia com a vacinação, pois esse estilo de vida se torna mais intenso e os grandes esforços para realização das atividades causam trauma nos músculos, liberando moléculas inflamatórias e fadiga crônica. Além disso, a realização de esportes de alta intensidade está relacionada com o aumento da incidência de doenças infecciosas, com destaque para as que atingem as vias aéreas superiores. Diante disso, além de adotarmos um estilo de vida mais saudável a partir da prática esportiva, vamos também manter a imunização em dia, pois uma irá complementar a eficácia da outra.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/atividade-fisica-intensifica-resposta-imunologica-das-vacinas-contra-a-covid-19/

Compartilhe

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.