27 de novembro – Dia Nacional de Combate ao Câncer

Ilustração de uma mulher fazendo o auto exame de mama

Como prevenir, detectar e tratar a doença, uma das principais causas de mortes no mundo.

Celebrado em 27 de novembro, o Dia Nacional de Combate ao Câncer foi criado em 1988 com o objetivo de ampliar o conhecimento dos brasileiros sobre a doença, principalmente sobre a sua prevenção. Considerado o maior problema de saúde pública atualmente no mundo, a doença “já está entre as quatro principais causas de morte prematura (antes dos 70 anos de idade) na maioria dos países”, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). Já dados da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), mostram que uma em cada seis mortes no mundo são relacionadas à doença. 

O termo “câncer” abrange mais de cem diferentes tipos de doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, levando ao ataque de tecidos e órgãos e ocasionando a formação de tumores em diversas partes do corpo. Dados levantados pelo Inca mostram que o câncer de próstata liderou o ranking da doença em 2020 entre homens, enquanto o de mama foi o de maior incidência entre as mulheres naquele ano, ambos totalizando cerca de 29% do total de casos da enfermidade, números considerados relevantes, tendo em vista que os segundos colocados correspondem apenas a 9% dos casos.

Sabendo disso, vale esclarecermos um pouco mais sobre a doença e sua prevenção, que vem sendo discutidas e estudadas diariamente. 

Como prevenir? 

Visando à prevenção, o Inca sugere algumas precauções, como não fumar, ter uma alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, praticar atividades físicas, evitar a ingestão de álcool, vacinar-se contra doenças como o HPV e a hepatite B, entre outras ações. Estas medidas podem reduzir os riscos de ter a doença, fazendo com que até 50% dos casos sejam evitados segundo a Opas, que ainda ressalta que “a vacinação contra os vírus HPV e da hepatite B poderia prevenir um milhão de casos de câncer a cada ano”. 

Detecção precoce

O diagnóstico precoce pelo exame clínico e pelos exames de rastreamento dão aos pacientes uma maior probabilidade de cura e sobrevida com qualidade de vida. O rastreamento, segundo a Opas, “tem o objetivo de identificar indivíduos com anormalidades sugestivas de um câncer específico ou pré-câncer que não tenha desenvolvido nenhum sintoma e encaminhá-los prontamente para diagnóstico e tratamento”. Algumas formas de rastreamento são exames como a mamografia para o câncer de mama e o Teste de Papanicolau para câncer do colo do útero. 

Tratamento 

As formas de tratar o câncer são cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou transplante de medula óssea. O Inca ressalta que, em muitos casos, “é necessário combinar mais de uma modalidade”. Outro fator importante é obter um diagnóstico preciso e correto para que se tenha um tratamento adequado e eficaz, já que cada tipo da doença exige cuidados e medicações específicas.  

Campanhas como o Outubro Rosa – de conscientização quanto ao câncer de mama – e o Novembro Azul, que visa à prevenção do câncer de próstata, contribuem para a prevenção da doença, mas devemos levar estes cuidados para todo o ano, tendo acompanhamento médico e se protegendo de todas as formas já sabidas. 

Cuide-se! Seja você o seu maior exemplo.

Aqui na Immunize você pode completar seu calendário vacinal e o de toda a família se protegendo, como vimos acima, contra alguns tipos de câncer e demais doenças. 

Compartilhe

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.