Reações da vacina da gripe:  saiba o que esperar e os cuidados necessários

Quando se fala em vacinas, é comum que haja dúvidas  em relação às possíveis reações que elas podem causar. Na maioria das vezes, os sintomas duram poucos dias e não é necessário fazer qualquer tipo de tratamento para se livrar deles.

A vacina contra a gripe, disponível atualmente n a rede pública e privada, é a primeira e melhor maneira de reduzir suas chances de pegar a gripe e transmiti-la a outras pessoas. Na Immunize, pessoas de qualquer idade podem se vacinar com a vacina tetravalente, já disponível em nosso espaço. Já na rede pública, a vacina oferecida é a trivalente, aplicada a públicos específicos, como determina o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Listamos abaixo as reações que podem ser esperadas, e a frequência com que elas costumam aparecer, confira:

Possíveis reações adversas da vacina da gripe

Reações muito comuns: dor, vermelhidão e inchaço no local da injeção; dor muscular; mal-estar; cansaço; perda de apetite; irritabilidade; agitação; sonolência.

Reações comuns: tontura; náusea; vômito; diarreia; dor abdominal; dor nas articulações; suor excessivo.

Reações incomuns: hematoma e coceira no local da injeção; erupção cutânea semelhante a uma urticária.

Reações raríssimas: aumento ou surgimento de gânglios próximos ao local de aplicação da vacina (linfadenopatia); reações alérgicas (incluindo reações anafiláticas); paralisia; síndrome de Guillain-Barré*

*caracterizada por fraqueza muscular de aparecimento súbito causada pelo ataque do sistema imunológico ao sistema nervoso periférico. Os sintomas iniciais são, geralmente, dor ou alterações de sensibilidade e fraqueza muscular, com início nas mãos e nos pés.

Cuidados antes, durante e após a aplicação da vacina contra gripe, caso a caso

Febre:

Se a pessoa apresentar febre até 24h antes da vacinação, é recomendado esperar até a melhora para receber o imunizante.

Síndrome de Guillain-Barré

Nos casos em que a pessoa apresenta síndrome de Guillain-Barré (SGB) até seis semanas após a dose anterior da vacina, é sugerida uma criteriosa avaliação médica antes de aplicar nova dose

Demais ocorrências

Ao apresentar ocorrências graves ou inesperadas depois da aplicação, o serviço que realizou a vacinação deve ser informado, seja ele público ou privado.

Tenho alergia a ovo de galinha, posso tomar a vacina?

Sim! Atualmente, as vacinas ainda são cultivadas em ovos, mas possuem poucos traços de suas proteínas. Mas por segurança, recomenda-se que as pessoas fiquem em observação por pelo menos meia hora após a aplicação da vacina.

Na Immunize, as vacinas de 2022 contra a gripe estão disponíveis para você, sua família e até em planos coletivos para sua empresa. Converse conosco para saber mais!

Compartilhe

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.