Manter o sistema imunológico em bom funcionamento é imprescindível para pessoas de qualquer idade. Assim, o organismo é capaz de se defender de agentes agressores como doenças, infecções e outros. Para pessoas idosas, que podem estar no grupo de risco para várias doenças, como a covid-19, estar com a imunidade em dia é ainda mais importante.
O sistema imunológico é composto por milhões de células responsáveis pelo processo de defesa sobre algum tipo de infecção causada por vírus, bactérias e demais micróbios. Quando a imunidade está baixa, significa que esse sistema não está atuando em todo seu potencial, e por isso possui pouca resposta de defesa contra doenças.
Alguns fatores externos como doenças crônicas podem afetar a imunidade, mas, de forma geral, para o bom funcionamento do sistema imunológico, é preciso seguir um estilo de vida saudável. Listamos aqui cinco hábitos que ajudam neste processo:
Alimentação balanceada
Manter uma alimentação equilibrada, com riqueza de nutrientes é fundamental para o bom funcionamento do organismo e, consequentemente, a manutenção da imunidade. Alimentos ricos em ômega3, como alguns peixes e as oleaginosas, atuam no sistema imunológico, já que a substância melhora os sintomas de diversas doenças inflamatórias.
Sono equilibrado
Dormir pouco é um dos principais vilões da imunidade. Por isso, é importante ter uma noite de sono de pelo menos 8 horas, para repor as energias do corpo e o equilíbrio do organismo.
Atividades físicas
Os exercícios ajudam no funcionamento do corpo, inclusive do sistema imunológico. Mas atenção: eles precisam ser feitos dentro dos limites físicos de cada pessoa e com acompanhamento de profissionais.
Tomar sol regularmente
A exposição ao sol por pelo menos 30 minutos por dia pode contribuir na taxa de Vitamina D do corpo, outro nutriente que impacta o sistema imunológico positivamente. Pela manhã, o ideal é entre 10h e 10h30. Já no período da tarde, o melhor horário é depois das 16h.
Vacinação e consultas em dia
Mantenha os hábitos saudáveis e não deixe de se consultar com seu médico ou médica regularmente. Somente um profissional saberá monitorar o funcionamento do seus sistema imunológico de maneira adequada. Além disso, mantenha seu calendário vacinal em dia e proteja-se contra doenças! Vacinas salvam vidas!