Junho Vermelho: Doe sangue e salve vidas

A campanha Junho Vermelho visa à conscientização sobre a importância da doação de sangue, mostrando à população de que é um ato solidariedade, atitude que salva vidas. A iniciativa foi criada em junho de 2015 e estendida pelo Ministério da Saúde (MS) para todo o país.

Junho é tradicionalmente considerado o período de maior escassez nos estoques de sangue por registrar uma diminuição no número de doadores no Brasil, e um dos motivos da campanha ser realizada nesse mês. Além da proximidade das férias escolares que levam muitas famílias a viajar, há um aumento da incidência de infecções respiratórias, propiciado pela queda das temperaturas, levando as pessoas a se recolherem, deixando-as menos propensas a sair de casa.

Desde 2020, com a pandemia de covid-19, a doação de sangue espontânea foi ainda mais dificultada, justamente em um momento de crise da saúde. Como consequência, há ainda mais demanda em todos os hemocentros do país e do estado.  Por isso, o Hemominas busca o envolvimento de toda a sociedade, visando não só a aumentar o número de doações em junho, mas também  consolidar a cultura da doação de sangue em toda Minas Gerais, para que o ato aconteça durante todo o ano.

Diariamente, em diversos centros de hemoterapia e hospitais, há pessoas precisando de transfusão e é fundamental que o sangue esteja disponível no estoque, já testado e liberado para uso. Não é preciso conhecer alguém que precisa de sangue para fazer a doação e há, ainda, casos graves e urgentes, como cirurgias de alta complexidade como as cardíacas ou os transplantes; e doenças degenerativas, como o câncer, entre outras, que não podem esperar por uma chamada específica à doação de sangue.

Para doar:

Para informações sobre os critérios para doação de sangue, acesse o site do Hemominas.

Doe sangue! Doe vida!

Compartilhe

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.