A vacina BCG é usada para a prevenção da tuberculose, doença causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Integrando o Calendário Nacional de Vacinação, sua aplicação é feita em dose única em crianças antes dos cinco anos de idade e pessoas de qualquer idade que convivem com portadores de hanseníase (lepra). Conheça mais sobre a doença e entenda a importância da vacinação.
A tuberculose tem como principais sintomas a tosse (que pode vir acompanhada de expectoração e sangue na secreção), falta de ar, dor no peito, fraqueza, perda de peso, febre e suor excessivo. A forma de transmissão mais comum é através de gotículas de saliva da garganta e, mesmo sem apresentar sintomas, pessoas infectadas continuam transmitindo a doença, fazendo-se fundamental a vacinação.
Segundo a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), “a vacinação não requer qualquer cuidado prévio”, sendo que o efeito colateral mais comum é a formação de uma cicatriz característica, de até um centímetro de diâmetro, no local em que foi aplicada – geralmente o braço direito do paciente.
Ainda conforme o órgão, “a vacina BCG não oferece eficácia de 100% na prevenção da tuberculose pulmonar, mas sua aplicação em massa permite a prevenção de formas graves da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar (forma disseminada)”, possibilitando que, no país, quase não tenha mais registros da forma grave da doença.
Quer saber mais sobre a vacina BCG ou agendar sua aplicação? Entre em contato conosco pelo WhatsApp!